Olá pensadores de marketing digital.
A otimização de sites para os mecanismos de busca, SEO para os íntimos, (veja o que é SEO?), quando bem trabalhado e de forma contínua, ajuda bastante na melhora do posicionamento das empresas perante seu mercado.
Através do SEO você capta mais clientes, gerando assim mais dinheiro, proporcionando crescimento e avanço dos negócios.
Para se fazer um bom trabalho de SEO temos de otimizar o site em relação aos critérios de posicionamento que são bem vistos pelo Google. Existem muitos critérios exigidos pelo Google que não são revelados. O trabalho de SEO é um tipo de serviço que exige um investimento em um prazo um pouco mais longo do que as empresas estão acostumadas a lidar. (empresários normalmente desejam tudo de graça e pra ontem). Esses resultados começam a aparecer entre 6 e 12 meses conseguimos com palavras de cauda longa um resultado um pouco mais rápido a partir de 3 meses, mas mesmo assim ainda é visto como um prazo longo para uma ação digital.
Por esses motivos percebo uma certa resistência por parte dos pequenos e médios empresários à aderirem esse tipo de serviço, pois não enxergam o real valor dessas técnicas.
É importante entender que a manutenção desses resultados é relativamente “mais fácil” ao longo do tempo e com um trabalho de otimização contínua, esses resultados tendem a crescer de forma absurda.
Se você já possue um site e não está conseguindo aparecer na busca orgânica do Google ou deseja melhorar inda mais seu posicionamento, se você não sabe se seu site está enquadrado nos padrões de qualidade e boas práticas de SEO envie esse checklist abaixo para seu programador.
Check List de SEO:
No Domínio
Hospedagem
- Tempo de carregamento
- Estabilidade
Arquitetura
- Existência de categorias?
- Existência de páginas filho em apenas uma categoria pai?
- Links internos quebrados?
- As URLs condizem com a estrutura de relacionamento das páginas?
URLs canônicas
- Possibilidade de acessar o site com ou sem www?
- Existência de parâmetros de ID na URL?
Robots.txt
- Verificação de quais diretórios podem ou não ser lidos
- Regra exclusiva para um bot?
Sitemap.XML
- está criado?
- Listagem de todas as URLs existentes no website
- fornece as URLs canônicas
Página de 404
- A página de 404 existe?
- Retorna o código 404?
Na página
Titulo
- Existem títulos duplicados? (Google Webmaster Tools)
- Existem títulos muito longos? (GWT )
- Existem páginas sem títulos? (GWT )
- Existe a keyword no título?
- Qual a posição da keyword no título?
- Quantas ocorrências da keyword existem no título?
Meta Description
- Existem meta descriptions duplicadas? (GWT)
- Existem meta descriptions muito longas? (GWT)
- Existem páginas sem meta descriptions? (GWT)
- Possui um call to action na meta description?
Conteúdo
- A página possui conteúdo único?
- A home possui um conteúdo relevante as principais keywords do website?
- As principais keywords já possuem landing page com conteúdo único e relevante?
- Analisar as palavras long-tail que possuem a menor competição e maior volume de busca para produção de páginas que ataquem estas palavras.
Imagem
- presença do ALT text?
- ALT text bem descritivo e com keyword?
- URL amigável?
- tamanho do arquivo
- Contexto da imagem
URL
- Presença de keyword na URL?
- URL completamente amigável?
- Possui parâmetros de sessão ou tracking?
Acredito que passando por cada um desses itens você irá resolver bastantes problemas de SEO On Page o próximo passo é investir em uma ação forte de Link Building.
Espero que esse artigo possa lhe ajudar a ter melhores resultados em suas ações digitais e se precisar de ajuda é só entrar em contato para desenvolvermos um projeto completo de SEO.
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PenSE Marketing Digital
Pedro Quintanilha ><>