Olá pensadores de marketing digital.
Pensando um pouco sobre otimização de sites (SEO) vemos que determinar a intenção de pesquisa é um fator muito importante para identificar se teremos maior ou menor possibilidade de conversão em seu site seja conversão em vendas ou de outro tipo.
Cada intenção de busca possui características distintas, trazendo oportunidades e um tipo de valor médio para você que está buscando otimizar seu site a partir da prática de táticas de SEO.
Vemos então basicamente três tipos de intenções de busca vamos analisá-los agora.
Consultas de Navegação:
Consultas de navegação são feitas com a intenção de navegar diretamente até um site específico. Em alguns casos, o usuário pode não saber a URL exata, e um mecanismo de busca serve como uma “página amarela”.
Ex: Quero fazer meu check-in para o voo da Gol linhas aéreas.
Características das buscas de navegação:
- Visita a um destino predeterminado;
- Fornecimento da URL correta do site.
Oportunidades: Afastar o pesquisador do destino; obter um tráfego auxiliar ou investigativo.
Valor médio: Geralmente baixo, com exceção de buscas de navegação na própria marca do editor, ode o valor é muito alto, já que esses tipos de busca tendem a levar a taxas de conversão muito altas.
Consultas de informação:
Buscas de informação, ou informativas, envolvem uma grande variedade de consultas por exemplo, o tempo local, mapas e orientações, detalhes sobre a última cerimônia de premiação do Oscar ou simplesmente verificar quanto tempo leva aquela viagem até Marte. As buscas informativas não são orientadas a transações. As informações em si são o objetivo, e não há necessidade de nenhuma interação além de clicar e ler.
Ex: Como era o nome daquele ator de Lost?
Características das buscas de informação:
- Buscar informações que não envolvam transações;
- Obter respostas rápidas;
- Procurar pelo nome próprio da pessoa.
Oportunidades: Conquistar os pesquisadores com impressões positivas de seu site, informações, empresa e assim por diante; atrair links de entrada; receber a atenção de jornalistas ou pesquisadores. Converte-los possivelmente para se cadastrarem ou comprarem.
Valor médio: intermediário. Observe, entretanto, que consultas de informação concentradas em buscar produtos ou serviços comerciais podem ter alto valor.
Consultas de Transação:
Consultas de transação não necessariamente envolvem um cartão de crédito ou uma transferência online. Entre outras consultas de transação estão cadastre-se em uma conta gratuita, criar uma conta no Gmail, pagar o bilhete de um estacionamento ou encontrar o melhor restaurante de comida japonesa local para jantar hoje à noite.
Ex: Preciso achar um restaurante japonês aqui por perto; é a comida favorita da minha namorada.
Características das buscas de transação:
- Identificação de um comércio local;
- Realização de uma compra on-line;
- Conclusão de uma tarefa.
Oportunidade: Fazer uma transação (financeira ou outra).
Valor Médio: Muito alto.
Importante saber que 80% das buscas têm caráter informativo e apenas 10% delas tem caráter de navegação ou de transação.
Que você possa definir as intensões do seu público-alvo e aproveitar as oportunidades de cada uma dessas intensões de busca.
Adaptado de A Arte de SEO