Olá amigos pensadores de marketing digital.
Já tem algum tempo que tenho me irritado com a plataforma do Facebook, porém as pessoas estão ali, meus amigos estão lá, meus clientes também e então continuo nela firme e forte você pode encontrar e curtir nossa página lá.
Pra quem não sabe o Edge Rank é o algoritmo do Facebook, veja em detalhes como funciona o EdgeRank, em linhas gerais ele decide por você o que você deve ou não ver em sua linha do tempo do Facebook…
Assista esse vídeo conhecido como o filtro bolha ministrado no TED por Eli Pariser e descubra um pouco mais dessa maluquice:
…continuando, com o passar do tempo não só eu, mas diversas pessoas estão percebendo que o cada vez mais está caindo o alcance orgânico e viral das postagens no Facebook. Em contra partida o amigão azul lançou a possibilidade de você pagar para que suas postagens alcancem mais pessoas.
Tudo bem que o dono da bola é quem manda no jogo, mas me parece que estas medidas são um tanto quanto desesperadas e que estão causando mais mal do que bem.
Alterações no EdgeRank
Segundo informações do Sociais @ Ogilvy que vi no blog do amigo Bruno de Souza, o EdgeRank sofre pequenas alterações semanais, porém essa nova alteração causou uma redução do alcance das publicações entre 5% e 40%, a ideia por trás do EdgeRank é mostrar 80% de conteúdo orgânico em seus Feeds de Notícias e 20% de conteúdo de publicidade paga, mas parece que o Facebook pretende inverter essa ordem.
Isso é apenas o começo
Acredito que essa história ainda vai dar muito pano pra manga, penso que o Facebook está brincando com fogo, porque isso fere diretamente a sua maior riqueza, seus usuários, ou você não sabia que o grande produto do Facebook somos eu e você?