Olá pensadores de marketing digital.
Vocês já ouviram falar em Boutique de Marketing Digital? Acredito que poucos já ouviram esse termo, ele é um temo que expressa uma modalidade de trabalho, assim como em uma Boutique de Roupas que é mais comum, vemos, por exemplo, roupas exclusivas que normalmente custam os olhos da cara e os funcionários dessa loja o tratam como Rei, isso reflete um pouco o que acontece na boutique de marketing digital.
Uma boutique de marketing digital trata os seus clientes de forma exclusiva e busca a maximização dos lucros, através da prestação dos serviços mais lucrativos e terceirização de serviços menos lucrativos.
Já a pequena agência busca seus clientes sem nenhum ou com pouquíssimos critérios, pois tem suas contas a pagar e funcionários que em um mercado inflacionado como o atual mercado digital brasileiro não são nada baratos. Diante disso, o dono da pequena agência de marketing digital, muitas vezes se vê na obrigação de fazer tudo ou quase tudo e acaba perdendo o foco e se tornando um escravo de sua própria criação.
Uma pequena agência de marketing digital normalmente é composta por um ou mais consultores que ganhavam a vida como freelancers e agora decidiram “crescer”, porém acabam esbarrando em diversos problemas, o principal deles é que antes como consultores independentes eles conseguiam ter uma lucratividade maior mesmo tendo um receita pequena e ainda tinha a parte boa do ser consultor que eram os seus custos que também eram pequenos.
Agora, como uma pequena agência seus custos subiram, sua rentabilidade diminuiu em relação à vida de consultor de marketing digital e a receita não cresceu como era esperado.
Será que existe solução para pequena agência de Marketing Digital?
Talvez, se conseguir um investimento externo para conseguir formar uma ótima equipe de marketing digital e se tornar uma grande agência as coisas melhorem, mas isso é um pouco difícil no cenário brasileiro atual.
Como disse os salários estão inflacionados e existe um mercado que ainda necessita de educação, garimpar aqueles clientes que possuem visão é um grande desafio, mas onde existe um problema você pode encontrar uma solução.
Um lindo horizonte se abre quando você deixa de enxergar as pedras no chão e olha para o alto, existem diversas empresas que já estão clamando por soluções digitais ou porque viram as grandes empresas se dando bem ou então por estarem cansados de terem poucos resultados com trabalhos off-line e é aí que a boutique digital entra e resolve esse problema.
Para se tornar uma boutique de marketing digital você não precisa necessariamente ser uma agência, pode sim como consultor caminhar com uma proposta de boutique tratando seus clientes de forma exclusiva e cobrando por isso. Não se esqueça de construir uma forte rede de contatos e começar a se estabelecer no mercado como uma referência em sua área seja ela qual for. Venda inteligência e trabalhe mais como estrategista do que como um operador de ferramentas, passe a vender soluções e não somente serviços.
Avalie se não vale a pena se tornar uma agência de marketing digital boutique, ou um consultor de marketing digital boutique e assim trabalhar com exclusividade identificando aqueles que realmente valorizam o seu trabalho, essa pode ser a melhor solução.
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