Hoje estou pensando sobre EDUCAÇÃO e isso é uma das coisas que mais valorizo. O maior investimento que faço hoje, está na minha educação e na educação da minha esposa. Porém existe algo que tem me feito refletir…
Percebo que o ensino acadêmico necessita de uma reforma urgente, repensar padrões e métodos de ensino são fatores de extrema importância para nossa atual situação.
Hoje eu faço Pós Graduação na melhor faculdade de Marketing do Brasil e não falo isso pra me gabar, mas pra declarar que mesmo estando presente em uma instituição de renome e com grandes mestres, me sinto muitas vezes PAGANDO POR UM CERTIFICADO.
Sou grato por ter a oportunidade de me pós graduar, mas quanto mais fundo mergulho na academia com mais clareza consigo perceber a ineficiência da mesma.
Essa percepção não me trás só revolta, acredito que isso precisa gerar algo maior do que simples reclamações. Pensar uma nova forma de aprender e ensinar, é uma questão que vem sendo tratada com discursos mas, com pouca prática por parte das grandes instituições de ensino.
Aproximar a academia do mercado de trabalho é o dilema dos MBAs. que formam empregados mais qualificados e não empreendedores.
No que tange o ensino a distância, nem se fala. Hoje no mercado que estou inserido de infoprodutos (produtos de informação). A educação, por uns tem sido tratada como um mero veículo de enriquecimento próprio e por outros como uma saída coerente e até mesmo única de conseguir alcançar e suprir as necessidades não encontradas na academia.
Acredito que ainda estamos longe de uma solução final, mas a cada dia, com cada movimento do mercado e despertar de pessoas que desejam fazer a diferença na vida de outros, nós nos aproximamos um passo por vez da solução.
Me sinto desafiado a desenvolver a mentalidade empreendedora todos os dias e continuar caminhando em direção ao alvo, influenciando o mundo.