Olá pensador de marketing digital.
Veja em primeira mão a pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores Brasileiros liberada pela Endeavour feita em parceria com o ibope.
O objetivo principal da pesquisa é de identificar perfis empreendedores na sociedade brasileira. Tais perfis foram determinados a partir de características sociodemográficas dos participantes, além de uma análise de suas atitudes, competências e chances de sucesso. Foram constituídas duas amostras: uma representativa da população brasileira, com 2.240 respostas recolhidas, e outra caracterizando o empreendedor nacional, com 1.000 Participantes.
Foram entrevistados proprietários de micro, pequenas e médias empresas de todos os setores, potenciais
empreendedores e até mesmo jovens e adultos que não pretendem abrir um negócio próprio. Assim, pudemos
não só determinar, mas distinguir as características inerentes ao empreendedor daquelas da população brasileira
como um todo.
Brasileiros e o empreendedorismo: uma relação ambígua
Aproximadamente 88% da população acredita que “empreendedores são geradores de empregos” e 74%
diz que “o empreendedorismo é a base de criação de riqueza, beneficia a todos nós”. Ao mesmo tempo, existem
críticas negativas aos empreendedores: 60% da população concorda com frases do tipo: “empreendedores exploram
o trabalho de outras pessoas” e “empresários pensam apenas no seu próprio bolso”.
Brasileiros e o empreendedorismo: muita vontade
É notável a aspiração do brasileiro pelo empreendedorismo: 76% preferiria ter um negócio próprio a ser empregado
ou funcionário de terceiros. É a segunda maior taxa do mundo, somente atrás da Turquia (Eurobarometer,
2012). E mais, empreender é considerado um meio de alcançar mais prazer, autonomia e realização. Quase 90%
dos brasileiros acredita que “empreendedores são geradores de empregos” e praticamente todos concordam que
“ter um negócio próprio é assumir responsabilidades” e “colocar a mão na massa”. No entanto, é justamente
isso que falta: mão na massa.
Brasileiros e o empreendedorismo: pouca ação
Embora 3 em cada 4 brasileiros prefira empreender, apenas 19% acha muito provável abrir um novo negócio
nos próximos cinco anos. Além disso, entre aqueles que já têm negócios próprios, somente 14% (ou 4% do total
da população brasileira) tem funcionários – ou seja, são, de fato, geradores de emprego.
O principal problema está no bolso
Muito mais do que em outros países, dinheiro é sempre um problema para o brasileiro, especialmente quando
se fala em investir em um negócio próprio. Entre aqueles que acham pouco provável empreender no futuro, 66% diz
que a falta de recursos financeiros é a principal razão para isso. Este índice é um dos maiores em todo o mundo.
Confira a Pesquisa completa:
Pense Marketing Digital