Olá amigo pensador de marketing digital.
Hoje vamos pensar juntos sobre marketing viral, muito se fala de marketing viral, viralização, conteúdo viral. Existe uma mística em torno desses aspectos e muitos acham que o marketing viral se limita a vídeos de cachorrinhos, gatinhos e crianças fazendo alguma coisa engraçada.
O marketing viral na verdade significa desenvolver um conteúdo, uma promoção ou uma ferramenta com o intuito de ser compartilhado pelo seu público-alvo e é importante que tenha relação direta ao seu negócio. Foco sempre na propagação, essa é uma das armas mais fortes do marketing digital, utilizar o grau de atratividade do consumidor ao seu favor. Importante também ressaltar que o marketing viral é uma grande força do inbound marketing.
Por que fazer marketing viral?
1- Para baixar o custo de aquisição de novos clientes;
2- Aumentar a conversão em vendas ou em geração de contatos (leads);
3- Crescer o ativo de marketing (seguidores no Twitter, curtir no Facebook, E-mails de cadastro, assinantes no Blog);
4- Aumentar sua relevância para o Google (Link Building).
Quando falamos em Marketing Viral falamos em Loop Viral veja um exemplo:
Os loops virais são modelos nos quais devemos nos basear para construir ou otimizar o processo pelo qual as pessoas conhecem e compartilhar o conteúdo ou ferramenta.
Tipos de materiais utilizados no marketing viral:
Publicação de Conteúdo: Webnairs, Cursos Gratuitos,E-books (412 E-book de comunicação, web, mídias sociais), Tamplates de documentos, Infográficos, Whitepaper, Slides de palestras e treinamentos como este (Como vender mais utilizando a internet).
Ferramentas: Ferramentas gratuitas, Aplicativos online, Aplicativos mobile, Widgets.
Promoção: Descontos, Brindes, Promoções de um modo geral sempre com um viés de propagação.
Dicas e Táticas de Marketing Viral:
1- Não fique em cima do muro, as pessoas compartilham coisas emocionais mesmo que isso mexa com elas negativamente não tenha medo de fazer algo polêmico.
2- Faça algo inesperado, se o que você está oferecendo não for convencional, há uma chance de mexer emocionalmente com sua audiência.
3- Não faça propaganda, as pessoas compartilham algo sobre elas mesmas e não sobre você. Para criar algo que espalhe de forma viral pense no que as pessoas costumam compartilhar. Ex: novidades, entretenimento, informação, conhecimento, utilidade. Veja outras dicas de produção de conteúdo voltado para a propagação.
4- Facilite o compartilhamento, insira os botões de twittar, +1, e Curtir em suas postagens e conteúdo. Peça para as pessoas compartilharem alguns estudos comprovam que pedir para compartilhar dá um empurrão final em pessoas que já tem intenção de compartilhar algo.
5- Evite restringir o acesso, se o conteúdo não for aberto ou não tiver gratificação rápida a tendência de ser compartilhado é bem menor.
6- Faça o grupo de usuários o maior possível, quanto maior seu público inicial maior o número de pessoas atingidas. Para aumentar consideravelmente o grupo inicial é interessante utilizar links patrocinados: Google Adwords, Facebook Ads, Outros links patrocinados).
7- Reforce o loop continuamente, use os canais que estiverem disponíveis para renovar o gás no loop viral.
8- Mensure e otimize, meça todas as partes do seu loop viral como se fosse um funil de vendas, identifique pontos de bloqueio, faça testes e pense fluxos alternativos.
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PenSE Marketing Digital
Pedro Quintanilha ><>