Olá amigos pensadores de marketing digital, com este artigo encerramos a nossa série sobre a metodologia dos 8Ps do marketing digital. Vamos falar sobre o 8ºP que fala de precisão em marketing digital ou seja mensuração.
Mensurando erros e acertos na sua campanha de marketing digital.
“Uma estratégia de marketing digital tem de entregar três resultados para as empresas: aumento do faturamento, diminuição de custos, fidelização dos clientes.” Avinash Kaushik
Não medir os resultados obtidos depois de uma ação é andar cego a 180 km/h em uma estrada cheia de curvas.
Chegando ao 8ºP, um ciclo se fecha. Você pesquisou, depois planejou o que vai fazer, desenvolveu o que planejou, atraiu tráfego para seu negócio online, reteve esse tráfego em seu site, gerou credibilidade para sua marca, transformou tráfego em vendas, fidelizou o cliente e gerou mais vendas de forma cumulativa. Todo esse processo, porém, é retroalimentado por meio de mensurações contínuas de resultados obtidos em cada ação.
A mensuração em um negócio virtual é a parte mais importante e que traz os melhores resultados em termos de custo-benefício e retorno sobre seu investimento, por isso, aprender técnicas de mensuração é fundamental para que seu negócio se desenvolva.
É preciso que você defina quais são os indicadores de resultado (KPIs) que mostrarão se você está andando para frente ou para trás.
Indicadores de resultado (KPIs) que devemos observar:
- Visitas X Visitantes únicos;
- Tempo no site;
- Exibições de página;
- Taxa de Rejeição (quanto maior a taxa menor a pontuação nesse item em SEO);
- Palavras-chave (cruzar dados);
- Páginas de entrada (páginas melhores posicionadas);
- Páginas de saída (Qual página que afugenta os clientes?);
- Links externos;
- Analytcs na Página.
A partir do momento que sua empresa começar a mensurar os resultados, conhecerá melhor o público-alvo e volta-se para o primeiro passo melhorando, a cada ciclo, as ações dos outros Ps.
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