Quem trabalha com Marketing Digital, sabe que precisa ficar atento a tudo! São tantas possibilidades e recursos que podem ser utilizados para conquistar seus objetivos, que muitas vezes não sabemos nem por onde começar, não é?
Para facilitar seu trabalho, especialmente se você está começando no Marketing Digital, os amigos da PromovaWeb preparam este texto com 5 dicas ESSENCIAIS de Marketing Digital. Veja os tópicos que vão ajuda-lo a tirar o melhor proveito das suas ações em diferentes áreas, como, SEO, monitoramento, mídias sociais e conteúdo.
A partir dessas dicas, você terá um ponto de partida para dar seus primeiros passos ou continuar sua jornada rumo ao sucesso.
1) Definir as palavras-chave do seu negócio é FUNDAMENTAL
Acreditamos que o primeiro passo de sua estratégia de Marketing Digital é identificar as palavras que definem seu negócio. A partir delas, você divulgará seu negócio, será encontrado pelas pessoas que querem consumir o que você tem a oferecer e atrairá essas pessoas ao seu site, por exemplo.
Por isso, antes de começar a pensar em anúncios, produção de conteúdo, páginas no Facebook, reserve um tempo e defina com a ajuda de algumas ferramentas as palavras-chave do seu negócio.
Uma das mais completas e indispensáveis para você começar a pesquisas suas palavras-chave é o Google Keyword Tool. Com ela, você vai entrar na base de dados do GOOGLE e saber o que e como as pessoas pesquisam online. Você vai precisar ter uma conta Google para acessar.
Você terá acesso a várias alternativas de palavras-chave para aplicar em seu negócio. Para começar a usar, é preciso definir um tema para seu negócio. Por exemplo, roupas femininas. Ao digitar isso no Keyword Tool, você terá uma lista com palavras-chave semelhantes a sua busca e que também definem seu negócio. A partir delas, você poderá escolher as que tem maior volume de busca e usar em suas estratégias para definir as palavras que constarão em seu site, seu conteúdo e tudo o que você produzir online.
Com o “Monitoramento de palavras-chave no Google”, da Promovaweb, você pode acompanhar o desempenho das suas palavras-chave no Google. É muito fácil e simples sempre estar de olho no desempenho das suas estratégias e nas dos seus concorrentes.
2) Invista seu tempo e desenvolva conteúdo relevante para seu PÚBLICO
Você já deve ter ouvido que “conteúdo é rei”. Isso porque, a internet é um local simples, barato e rápido de criar, postar e divulgar qualquer tipo de informação. Porém, quando falamos das empresas, esqueça a palavra QUALQUER tipo.
Para seu negócio realmente atrair mais pessoas, reter esse público e torna-lo um potencial cliente, sua estratégia de conteúdo precisa se destacar. As mídias sociais são um campo fértil para quem busca conteúdo ou para quem quer saber que tipo de conteúdo agrada mais as pessoas.
Por isso, utilize uma ferramenta de monitoramento dos lugares mais importantes para sua empresa, geralmente Facebook e Twitter, para saber o que falam sobre você e seu conteúdo, bem como do seu produto ou serviço. Desta forma, é possível saber se o conteúdo que você produz gerou ou não interesse para seu público. A partir desses dados, você poderá ajustar suas estratégias para acertar em cheio na próxima vez.
A partir do momento que você identificar o que seu público gosta de consumir, compartilha com seus amigos ou recomenda, você terá mais e mais informações para produzir o que ele gosta de ler e consumir.
Com a ferramenta da “Monitoramento de redes sociais”, da Promovaweb, é possível acompanhar, não só o que seus clientes e seguidores falam sobre sua empresa nas redes sociais, mas também, mensurar o desempenho do seu conteúdo, o engajamento e ter dados claros do que eles gostam ou não que sua empresa publique.
3) Compartilhamento em MÍDIAS SOCIAIS
Ao produzir seu conteúdo, um dos grandes objetivos é que ele seja lido, compartilhado e que gere valor para seu produto ou serviço. Porém, muitas empresas esquecem de permitir que esse conteúdo “viaje” pela rede e seja compartilhado por quem realmente gostou dele.
Por isso, ao criar seu site ou blog, o passo seguinte, depois das palavras-chaves, é inserir botões de compartilhamento para seu conteúdo. Eles permitirão que as pessoas que gostaram dele, repliquem e compartilhem com seus amigos o que viu no seu site. Esse amigo verá que o conteúdo é da sua empresa, o que ajudará a agregar valor à sua marca.
Você pode inserir esses botões em seu site de forma muito simples. Sites como AddThis e ShareThis são ótimos e fáceis para criar botões de compartilhamento em mídias sociais. Basta gerar um código, que será inserido em seu site para que seu conteúdo ganhe asas e possa ser compartilhado sem problemas pelas melhores pessoas: as pessoas que AMARAM o que você produziu.
4) Tamanho NÃO é documento
Um grande erro dos profissionais de Marketing Digital, especialmente os que estão começando, é focar nas chamadas métricas de vaidade. Elas contam apenas uma parte da sua história. O número de fãs em uma página no Facebook, o número de views em vídeos no YouTube, o número de e-mails em uma base de dados.
Todas essas informações são interessantes, mas se todos esses números não se traduzirem em resultados para sua empresa, servirão apenas para impressionar alguns desavisados. Por isso, ao começar a construir sua estratégia de Marketing Digital, tenha em mente suas metas de audiência, ou seja, pessoas que você quer trazer para sua página ou site. Porém, nunca se esqueça que elas precisam trazer retorno ao seu investimento.
Ao focar na qualidade do seu público em relação a quantidade, certamente seus resultados serão muito maiores. Isso porque, as pessoas estão interessadas em você. Você pode realizar campanhas para centenas, milhares de pessoas para conhecerem sua página no Facebook, por exemplo. Porém, foque em reter APENAS as eu trarão retorno a você. As que veem apenas em troca de um brinde e nunca comprarão de você, serão, certamente sua fonte de prejuízo, não lucros.
Com a ferramenta “Perfil detalhado de clientes” da Promovaweb, é possível conhecer com mais detalhes quem são seus fãs, como estão suas estratégias de geração de leads e muito mais.
5) Mensure seus resultados e ajuste suas ESTRATÉGIAS
Já diz a famosa frase “eu só posso melhorar o que consigo mensurar”. Por isso, ao fazer Marketing Digital, existem uma infinidade de ferramentas que podem avaliar o desempenho das suas campanhas. Quantos clientes aquele anuncio gerou? Você consegue medir utilizando ferramentas grátis como o Google Analytics, por exemplo. Por isso, não há desculpa para nã mensurar suas ações de Marketing. Crie essa rotina de avaliar tudo. Defina os dados mais importantes para seu negócio, como, por exemplo: quantos visitantes temos no site diariamente e, desses visitantes, quantos pedidos de orçamento recebemos pelo site todos os dias. Se o volume de visitantes está bom, mas os orçamentos não vêm, algo está errado com sua página de orçamento.
Por isso, defina métricas reais para sua empresa, como: pedidos diários, orçamentos, Visitantes no site, fãs na página, volume de compras vindas pelo Facebook e uma infinidade de outras possíveis coisas que você pode medir usando ferramentas como o Google Analytics ou o Facebook Insights, ambas gratuitas.
Além disso, com a ferramenta “Relatório de evolução de sites”, da Promovaweb fica muito mais fácil medir seu desempenho. Em uma só tela é possível acompanhar seu crescimento no ranking do Google, sua base de fãs no Facebook e muito mais.
Quer mais?
Essas dicas são apenas o começo de todo um trabalho de Marketing Digital que envolve muita dedicação, estudo, testes e determinação. Porém, esperamos que as dicas vistas aqui sejam muito úteis em sua carreira como profissional.
Além dessas 5 dicas, queremos te convidar a baixar nosso e-book “20 dicas de Marketing Digital”. Nele, trazemos mais dicas e ideias incríveis para você começar com o pé direito em SEO, conteúdo, Facebook Marketing e e-mail Marketing.
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