Olá amigos pensadores de marketing digital seguindo em nossa série da metodologia dos 8Ps do Marketing Digital vamos pensar sobre promoção em marketing digital, assim que você inicia a publicação (4p) é necessário iniciar ações promocionais (5p) com um viés viral (6p) vamos lá.
Como divulgar sua marca na web tornando consumidor em vendedor
“ Precisamos nos transformar em uma plataforma de mídia social.” Clay Hall
Investir em internet e marketing digital ainda é muito mais barato do que em quase todos os outros veículos de mídia e traz resultados tangíveis e mensuráveis, de modo que aumento a lucratividade da empresa de maneira significativa.
É fundamental que a empresa utilize a força de comunicação do seu consumidor para divulgar sua marca por isso esse 5ºP de promoção, está muito relacionado ao 6ºP de propagação. Apoiar-se no grau de atividade do consumidor, que é realidade hoje em dia, é nossa estratégia principal. A questão, porém, é que para se apoiar nessa atividade, você precisa chegar aos primeiros consumidores e, para isso, você deverá se utilizar do grau de atividade da sua empresa para comunicar a marca para os “alfas”.
Um dos objetivos do 5ºP é comunicar sua marca para os “alfas”. A comunicação tem que ser feita com o objetivo de ser relevante para os consumidores, de modo que gere uma propagação natural de consumidor a consumidor.
Tipos de Promoções que podem ser executadas:
- Campanha de links patrocinados no google (Google Adwords);
- Campanha de links patrocinados no Facebook (Facebook Ads);
- Campanhas em redes sociais;
- Campanhas integradas online + off-line;
- Programas de filiação;
- Campanhas de E-mail Marketing;
- Redação de artigos para a imprensa;
- Criação de releases para imprensa;
- Promoção de vídeos virais;
- Webcasts;
- Newsletters;
- Publicação de resultados de pesquisas realizadas por você para impressa;
- Otimização do site na busca natural (SEO).
Concluindo
A promoção não pode morrer na pessoa que toma contato com ela a partir da comunicação feita pela empresa, mas, sim deve fazer com que essa pessoa propague a comunicação da marca por meio do 6ºP. Promoção e propagação devem sempre andar juntas.
Geralmente ações de engajamento social pela internet costumam surtir muito efeito e ajudam a todos. Quando sua marca gera engajamento social, ela se torna parte de uma causa muito maior. A colaboração está se alastrando em todos os níveis da sociedade e a internet é uma ótima ferramenta para isso. Ações que gerem engajamento e que se apoiem no grau de atividade do consumidor têm muito mais chance de dar certo.
É importante ter bem firme em sua mente que o 5ºP de promoção andará muito junto com o 6ºP de propagação que em minha opinião é o P de maior importância em nossa metodologia.
Desejo que você consiga promover sua marca da melhor forma. Se quiser ajuda entre em contato comigo.