Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Faça um Feed RSS com a Fan Page do Facebook

BANNER 728X90 AMARELO

Olá pensadores de marketing digital.

Através dessa dica de marketing digital você vai conseguir fazer um Feed RSS com a sua fan page do Facebook. Com esse feed você poderá automatizar um processo de marketing digital e assim manter o relacionamento com seu cliente através das informações postadas na sua Fan Page. Com isso você conseguirá também segmentar e personalizar a sua comunicação.

O que é RSS?

O RSS é uma forma rápida e fácil de você acompanhar os blogs que você se interessa. Existem diversos leitores de RSS um deles é o Google Reader. Através do RSS você consegue acompanhar as novidades do seu setor de trabalho e de diversos interesses. Usar bem o RSS é uma ótima forma de acompanhar a atualização de conteúdo intensa que diariamente é postada e propagada através das mídias sociais, principalmente blogs.

Agora você pode fazer um feed RSS da sua página do Facebook e é isso que vou lhe mostrar. Com as instruções e ajuda do amigo Felipe Stahl que  também é um consultor 8Ps do marketing digital  assim como eu. Com essas instruções você conseguirá fazer um Feed RSS com as publicações da sua fan page no Facebook.

Siga os passos abaixo:

1° Encontre o ID da Page.

Ex: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=392340954206212&set=a.223965454377097.50358.214863815287261&type=1&relevant_count=1

Nesse exemplo o ID é o número em vermelho.

2° Cole no fim da Url: http://www.facebook.com/feeds/page.php?format=atom10&id

3° Insira no FeedBurner para criar o serviço.

4° E configure como preferir…

Exemplo: http://feeds.feedburner.com/BusqueCertoFeed

Se gostou compartilha e comenta esse artigo aí. Participe e ajude a construir o conhecimento através do seu pensamento.

Conheça o Curso 8Ps do Conrado Adolpho.

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

 banner 728X90 VERMELHO

Link Building O que fazer e O que não fazer

Olá amigos pensadores em marketing digital.

Com a nova atualização do Google o Update Penguin ou Pinguim como tem sido conhecido no Brasil, muita coisa mudou e se você não mudou ainda precisa mudar suas estratégias de Link Building.

Pra quem ainda não está familiarizado com o termo o Link Building é um braço da otimização de sites (SEO) onde são feitas construções de links externos para melhorar assim o posicionamento do site em relação aos mecanismos de pesquisa. Você pode ver esse artigo com algumas dicas de otimização que lhe ajudará a entender um pouco mais.

Vamos então a mais dicas começando com o que não fazer e depois mostrando várias coisas que podemos fazer visando a aumento de links para o seu site.

O que não fazer em Link Building:

1- Não utilize softowares de “Over-Submitting” pois os mesmos são facilmente rastreados pelo Google;

2- Não utilize subdomínios para redirecionamento para seu site;

3- Postagens em fóruns de discussão, feeds de RSS, Pirâmides de links não dão mais resultado;

4- Postagens de links em cometários de blogs podem ser considerados como Spam;

5- Não crie Blogs sem conteúdo apenas para postar links direcionados para seu site;

6- Evite um blog paralelo que direciona centenas ou milhares de links para seu site;

7-Quando incluir um link em um site, analise a relevância e qualidade do mesmo, também o tema tratado tem relação com o seu.

O que fazer em Link Building:

1- Crie links apenas em sites, Blogs e portais relevantes em sua área de atuação. Os links devem ser gerados manualmente, postados dentro do conteúdo dos sites parceiros;

2- Publique publi-editoriais (conteúdo pago), em Blogs de grande visibilidade, com hiperlinks direcionando para seu site;

3- Ao produzir conteúdo, releases ou publi-editoriais que contenham hiperlinks para publicação em sites parceiros, faça conteúdos diferentes do seu site;

4- Use as mídias sociais intensamente. Quanto mais as pessoas compartilharem espontaneamente seus links, melhores serão seus resultados;

5- Evite a publicação de links em diretórios de baixa qualidade, que não precisam de autorização ou moderação para publicação;

6- Estimule a divulgação de seus links através de promoções em redes sociais, ou na Blogosfera;

7- Utilize a estratégia de geração de links e hiperlinks internos, estimulando seus usuários continuarem navegando em seu site;

8- Crie programas de afiliados, onde os participantes ganham comissões para indicar seus produtos;

9- Utilize os anúncios sociais pagos, como os Tweets patrocinados, o Facebook Ads, Google Adwords;

10- Organize, participe ou patrocine eventos de grande visibilidade, isso pode gerar mídia espontânea para seu site.

11- Produza e publique vídeos com hiperlinks em sites como Youtube e Vimeo e estimule o compartilhamento e a incorporação por blogueiros;

12- Utilize Widget Bait, que é o patrocínio de aplicativos;

13- Ofereça materiais para download (Iscas digitais), publicados em pdf e com links gerados no rodapé;

14- Utilize aplicativos como o “Pay with a twett” para download de materiais disponibilizados em seu site;

15- Publicar conteúdo de terceiros em seu site pode estimulá-los a compartilhar seus links, mas tenha o cuidado de publicar apenas conteúdo exclusivo;

16- Pesquise onde seus concorrentes tem links, avalie a qualidade do site ou Blog e tente incluir um link seu caso valha pena;

17- Faça pesquisas e a partir delas produza um infográfico colocando um código para que ele seja embedado no site daqueles que desejaram;

18- Produza badges: estes são adesivos digitais onde as pessoas expressam a aprovação a uma causa ou marca;

19- Cadastre suas postagens nos social bookmarks como Del.icio.us .

20- Utilize os novos bookmarks de fotos como o Pinterest.

Gostou? deixe seu comentário e ajude a compartilhar o conhecimento nas mídias sociais.

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

O que é o Twitter?

Olá amigos pensadores de marketing digital,

Por incrível que parece muitos empresários e empresas ainda não conseguem entender, e por não entender não conseguem usufruir dos benefícios, que o Twitter pode oferecer para eles.

Por isso trago nesse post um vídeo explicativo sobre o Twitter, para que depois possamos seguir com estratégias para esse microblog que é tão relevante dentro do universo das mídias sociais.

O Twitter faz parte das redes sociais, junto com as mídias sociais.

Na verdade o Twitter é um microblog ou seja uma ferramenta de troca de mensagens rápidas entre os usuários, sua popularidade é cada vez maior tendo em vista o avanço das tecnologias mobile. Ele é responsável por uma verdadeira revolução em termos de comunicação via internet. A velocidade de propagação das informações nessa mídia é bem alto e por isso existem inúmeras possibilidades e oportunidades à serem exploradas.

Uma ferramenta importantíssima para as empresas e pessoas. Uma das maiores ferramentas de influência social dos nossos tempos. O bom uso do Twitter fará uma grande diferença na estratégia de marketing digital das empresas.O alto poder de propagação do Twitter, quando bem utilizado aumenta a força das marcas.

Por isso é importante conhecer bem e começar a utilizar esta ferramenta

Algumas dicas pra quem ta começando:

  • Ouça primeiro – procure pessoas do seu segmento e veja o que elas estão falando, veja se já estão falando da sua marca.
  • Siga o Líder – siga pessoas que se mostram especialistas em seu segmento.
  • Responda sempre –  responda sempre que alguém lhe enviar um reply ou lhe enviar uma mensagem direta.
  • Use e abuse das hashtags – Utilize o # para marcar o assunto que você está twittando isso aumenta o alcance da sua mensagem.
  • Não esqueça de Retwettar – Quando alguém mencionar o seu nome ou fizer alguma recomendação sobre você dê um retweet.
  • #FF Sexta-Feira – Existe uma cultura no Twitter de recomendar alguns de seus seguidores. Mencione o nome deles e coloque #FF.

Ta aí estas são dicas para começar, se você tiver outras para acrescentar, deixa nos comentários. Vamos conversar.

Se gostou compartilha e comenta esse artigo aí. Participe e ajude a construir o conhecimento através do seu pensamento.

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

Precisão em Marketing Digital

Olá amigos pensadores de marketing digital, com este artigo encerramos a nossa série sobre a metodologia dos 8Ps do marketing digital. Vamos falar sobre o 8ºP que fala de precisão em marketing digital ou seja mensuração.

Mensurando erros e acertos na sua campanha de marketing digital.

“Uma estratégia de marketing digital tem de entregar três resultados para as empresas: aumento do faturamento, diminuição de custos, fidelização dos clientes.” Avinash Kaushik

Não medir os resultados obtidos depois de uma ação é andar cego a 180 km/h em uma estrada cheia de curvas.

Chegando ao 8ºP, um ciclo se fecha. Você pesquisou, depois planejou o que vai fazer, desenvolveu o que planejou, atraiu tráfego para seu negócio online, reteve esse tráfego em seu site, gerou credibilidade para sua marca, transformou tráfego em vendas, fidelizou o cliente e gerou mais vendas de forma cumulativa. Todo esse processo, porém, é retroalimentado por meio de mensurações contínuas de resultados obtidos em cada ação.

A mensuração em um negócio virtual é a parte mais importante e que traz os melhores resultados em termos de custo-benefício e retorno sobre seu investimento, por isso, aprender técnicas de mensuração é fundamental para que seu negócio se desenvolva.

É preciso que você defina quais são os indicadores de resultado (KPIs) que mostrarão se você está andando para frente ou para trás.

Webanalytics Marketing Digital

Indicadores de resultado (KPIs) que devemos observar:

  • Visitas X Visitantes únicos;
  • Tempo no site;
  • Exibições de página;
  • Taxa de Rejeição (quanto maior a taxa menor a pontuação nesse item em SEO);
  • Palavras-chave (cruzar dados);
  • Páginas de entrada (páginas melhores posicionadas);
  • Páginas de saída (Qual página que afugenta os clientes?);
  • Links externos;
  • Analytcs na Página.

A partir do momento que sua empresa começar a mensurar os resultados, conhecerá melhor o público-alvo e volta-se para o primeiro passo melhorando, a cada ciclo, as ações dos outros Ps.

Gostou? Deixe seu comentário, gostaria de saber sua opinião. Ajude a compartilhar o conhecimento nas redes sociais.

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

Personalização em Marketing Digital

Olá amigos pensadores de marketing digital, seguimos com a sequência de artigos sobre a metodologia dos 8Ps do marketing digital. Vamos pensar um pouco sobre personalização o 7ºP.

Como se comunicar com seu mercado de maneira a aumentar a conversão.

“A internet é a única ferramenta de marketing que permite fazer marketing um a um em massa.”

A empresa deve, não somente atrair continuamente novos clientes, mas vender cada vez mais para clientes antigos, através do marketing de relacionamento via internet, fidelizando e vendendo mais produtos e serviços para clientes que já conhecem a empresa.

Hoje em dia não se vende mais nada a ninguém: o processo hoje se resume a ajudar seu cliente a comprar.

Com a tecnologia e a internet temos a oportunidade de construir relacionamento com toda a base, os clientes mais rentáveis, os menos rentáveis, que nunca comprou e etc.

Duas questões que precisam ser respondidas desde o 1ºP de Pesquisa em Marketing Digital  acabam se manifestando aqui no 7ºP que são as questões de posicionamento e segmentação de mercado. Além da segmentação de mercado agora no 7ºP você irá segmentar o seu público. Lembre-se que quanto menor for à segmentação do seu publico maior será a possibilidade de personalizar sua comunicação. Segmentar e personalizar envolve profunda relação com conteúdo 4ºP. Uma palavra que pode substituir personalização é a palavra relevância.

Em paralelo à segmentação, você deve analisar qual a maneira de personalizar produtos ou serviços de acordo com o que você já conhece do seu público.

Importante saber que na prática a personalização será feita através de um CRM onde a empresa coletará os dados dos seus clientes e segmentará da melhor maneira possível. Aliado ao CRM uma ferramenta de E-mail Marketing fazendo assim que sua comunicação se já relevante e alcance o cliente.

Sugestões de Ferramentas de Marketing Digital para melhor personalização:  MailChimp (E-mail Mkt), Sales Force (CRM).

Gostou? Deixe seu comentário, gostaria de saber sua opinião. Ajude a compartilhar o conhecimento nas redes sociais.

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

Propagação em Marketing Digital

Olá amigos pensadores de marketing digital, seguindo nossas publicações sobre a metodologia dos 8Ps do marketing digital vamos ao P que considero um dos mais importantes se não o mais importante. o 6ºP de Propagação em marketing digital.

Como se apoiar no grau de atividade do consumidor para divulgar sua marca.

“A propagação é a chave do marketing viral e da lucratividade da empresa na internet.” – Conrado Adolpho.

Uma vez que a empresa tem conteúdo relevante para o consumidor, que foi gerado no 4º P de publicação em marketing digital, e ações promocionais, desenvolvidas no 5º P de promoção em marketing digital, é importante propagar tais atividades em redes sociais, fóruns, blog e afins além de fazer com que as ações do 5ºP de promoção em marketing digital sejam divulgadas pessoa a pessoa de diversas maneiras de divulgar sua marca pela web, aproveitando o alto Grau de Atividade do Consumidor – o consumidor atuando como vendedor da marca.

Cada vez mais a internet se torna social, as pessoas se tornam clientes de empresas porque são influenciadas pela opinião de sua rede de contatos. Além de ter sua decisão de compra influenciada pela sua rede de contatos, o consumidor online pode pesquisar a idoneidade da empresa com poucos cliques. Com isso vemos a aproximação do mercado econômico do mercado social.

Nosso desafio no 6ºP de propagação em marketing digital é transformar capital social em capital econômico de uma maneira sutil e atraente tocando os Alfas (aqueles que têm algum tipo de influência nos consumidores que você deseja atingir) para que por intermédio deles seu conteúdo atinja os multiplicadores para que estes os espalhem para o restante do mercado, cumprindo assim a lei dos 90/9/1.

A lei dos 90/9/1 diz que 1% do mercado é constituído por Alfas (leia-se influenciadores), 9% são os multiplicadores (aqueles que editam, curtem, retwittan, comentam, remixam o conteúdo) e 90% são consumidores passivos.

midias sociais, redes sociais marketing digital

Táticas Básicas em Redes Sociais:

  • Pesquise o público-alvo;
  • Crie conteúdo relevante para esse público;
  • Compartilhe nas redes sociais (Twitter, Facebook, Youtube, SlideShare, FlikR, LinkedIn, Google+, Pinterest);
  • “Embede” o conteúdo no site;
  • Compartilhe a página do seu site no Twitter (com encurtador de URL para mensurar cliques – Bit.Ly);
  • Analise se vale a pena integrar o blog ao Twitter e o Twitter ao Facebook e LinkedIn;
  • Crie uma bela fan page no Facebook (Pagemodo);
  • Tenha o “curtir” e o “plugin social” do Facebook em seu site;
  • Tenha o “tweet isso” no seu site (a cada post do blog, por exemplo);
  • Tenha outros Plugins Sociais (Pinterest, Google+, LinkedIn, Del.icio.us) para aumentar o poder de propagação de sua marca;
  • Tenha fotos chamativas na página que tem o “curtir”;
  • Interaja com seus fãs no Facebook para aumentar seu “Edge Rank”.

Dica quente: Importante lembrar que a comunicação viral a partir da propagação de arquivos relativos à sua empresa é uma das formas mais eficientes de gerar buzz para sua marca, porém deixe os arquivos hospedados “na nuvem”, ou seja em servidores que são feitos para isso, como Youtube, Flickr ou Picasa.

Gostou? Deixe seu comentário, gostaria de saber sua opinião. Ajude a compartilhar o conhecimento nas redes sociais.

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

Promoção em Marketing Digital

Olá amigos pensadores de marketing digital seguindo em nossa série da metodologia dos 8Ps do Marketing Digital vamos pensar sobre promoção em marketing digital, assim que você inicia a publicação (4p) é necessário iniciar ações promocionais (5p) com um viés viral (6p) vamos lá.

Como divulgar sua marca na web tornando consumidor em vendedor

“ Precisamos nos transformar em uma plataforma de mídia social.” Clay Hall

Investir em internet e marketing digital ainda é muito mais barato do que em quase todos os outros veículos de mídia e traz resultados tangíveis e mensuráveis, de modo que aumento a lucratividade da empresa de maneira significativa.

É fundamental que a empresa utilize a força de comunicação do seu consumidor para divulgar sua marca por isso esse 5ºP de promoção, está muito relacionado ao 6ºP de propagação. Apoiar-se no grau de atividade do consumidor, que é realidade hoje em dia, é nossa estratégia principal. A questão, porém, é que para se apoiar nessa atividade, você precisa chegar aos primeiros consumidores e, para isso, você deverá se utilizar do grau de atividade da sua empresa para comunicar a marca para os “alfas”.

Um dos objetivos do 5ºP é comunicar sua marca para os “alfas”.  A comunicação tem que ser feita com o objetivo de ser relevante para os consumidores, de modo que gere uma propagação natural de consumidor a consumidor.

Tipos de Promoções que podem ser executadas:

Concluindo

A promoção não pode morrer na pessoa que toma contato com ela a partir da comunicação feita pela empresa, mas, sim deve fazer com que essa pessoa propague a comunicação da marca por meio do 6ºP. Promoção e propagação devem sempre andar juntas.

Geralmente ações de engajamento social pela internet costumam surtir muito efeito  e ajudam a todos. Quando sua marca gera engajamento social, ela se torna parte de uma causa muito maior. A colaboração está se alastrando em todos os níveis da sociedade e a internet é uma ótima ferramenta para isso. Ações que gerem engajamento e que se apoiem no grau de atividade do consumidor têm muito mais chance de dar certo.

É importante ter bem firme em sua mente que o 5ºP de promoção andará muito junto com o 6ºP de propagação que em minha opinião é o P de maior importância em nossa metodologia.

Desejo que você consiga promover sua marca da melhor forma. Se quiser ajuda entre em contato comigo.

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

Publicação em Marketing Digital

Olá amigos pensadores de marketing digital, seguindo nossa série tratando da metodologia dos 8Ps do Marketing Digital vamos pensar uma pouco sobre publicação focando conteúdo.

Conteúdo é a alma do site e o que faz com que ele gere tráfego e conversão.

“A melhor propaganda não parece propaganda.” David Bentley

As diretrizes para o conteúdo são determinadas no 2ºP de planejamento em marketing digital  e iniciadas a partir do 3ºP de produção em marketing digital.

O conteúdo é aquele que irá construir a relevância do seu projeto de marketing digital. Sabemos que o papel das empresas é construir relacionamentos e a partir deste relacionamento vender. O ideal é que a empresa gere tráfego para iniciar relacionamento em que fará vendas repetidas ao longo de todo o ciclo de vida do relacionamento com o cliente. A disponibilização de conteúdo é a mais efetiva forma de criar relacionamento.

Esse conteúdo não deve ser qualquer conteúdo, ele necessita ser um conteúdo relevante para o seu consumidor, assim você o conquistará.

Fato é que o conteúdo original e bem produzido é o que gera relevância e viralização da sua marca. A função do conteúdo, além de produzir relacionamento e ser um elemento passível de ser compartilhado, é também ser lido pelo Google e, por isso, gerar tráfego por meio da busca natural do buscador.

Neste 4ºP de publicação em marketing digital  você pode aproveitar o tráfego gerado por reportagens de tevê em veículos de mídia de grande audiência, aprofundando o conteúdo visto sempre de maneira superficial na tevê.

O 4ºP de publicação também abrange o conteúdo dentro do seu site e o conteúdo postado fora do seu site em mídias sociais.

Conteúdo Persuasivo:

O site deve ter conteúdo persuasivo, deve substituir a figura do vendedor físico. Deve reter o consumidor e gerar credibilidade nele a ponto de fazê-lo vencer as barreiras psicológicas de ações objetivando a conversão pela internet.

Produção Marketing Digital 4P

Todo o projeto possui inicio, meio e fim, porém a publicação e produção de conteúdo em seu site não tem fim. Esse conteúdo relevante necessita ser postado continuamente para que seu site prossiga sendo relevante para seu público. Bem vindo ao mundo do marketing digital.

Veja também algumas dicas para produção e propagação de conteúdo persuasivo. 

Gostou? Deixe seu comentário, gostaria de saber sua opinião. Ajude a compartilhar o conhecimento nas redes sociais.

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

Produção Em Marketing Digital

Olá pensadores de marketing digital, seguindo nossa série sobre a metodologia dos 8Ps do marketing digital vamos para o 3ºP, este é o P da produção em marketing digital.

Como produzir o seu site transformando-o em uma plataforma lucrativa de negócios.

“Nós criamos tecnologias e as tecnologias nos recriam.”

Se algo tiver que dar errado será nessa parte. A produção é a parte onde o planejamento começa a ser colocado em prática. Importante dizer que o 3ºP de produção em marketing digital, é a execução propriamente dita e aquele que planejou precisa controlar o projeto. Esse é um desafio, pois será,  a parte mais estressante do seu projeto de marketing digital.

Existem algumas coisas que precisamos nos atentar na parte da produção da sua plataforma de negócios (site). São foco, forma e conteúdo. Um negócio de sucesso prima pelo conteúdo, mas também pela forma desenvolvidos a partir do foco definido no planejamento de marketing digital (2ºP). Além disso, é preciso captar uma parcela do tempo do usuário, mostrar que sua página é relevante o suficiente para que ele invista tempo em vê-la. Importante saber que o site de uma empresa é o resumo de sua história.

Um site deve ser tratado como uma das mais importantes ferramentas de comunicação da empresa. É necessário que tenha um espaço de comunicação direta com o seu consumidor.Desenvolvimento de Sites Pense Marketing Digital

Dicas para produção em marketing digital (3ºP) ser mais eficiente e eficaz:

  • Usabilidade: O visitante saber onde está o que ele quer e o que acontece se ele clicar em algo.
  • O ideal é que cada página do seu site institucional seja uma landing page totalmente voltada para SEO, Adwords, 1ª Conversão (transformar visitantes em leads, contatos).
  • Todas as páginas devem ter um formulário.
  • Quem deve dizer o que é melhor no site é o próprio usuário, então pergunte a ele, ou seja faça testes A/B.
  • Identifique o seu funil de conversão e otimize-o ao máximo.
  • Trabalhe SEO em todo o projeto. Satisfaça os dois públicos Google e o Consumidor.
  • Desenvolva estratégias para ganhar links externos (linkbuilding). Ex: Badges, infográficos, trabalho com assessoria de imprensa.

 Veja mais dicas de otimização de sites (SEO) que podem te ajudar a desenvolver o 3ºP de Produção em Marketing Digital

Se desejar desenvolver um site otimizado podemos conversar, entre em contato. Conheça os nossos serviços.

Pense Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

Opa! Novo por aqui?

Então segue nosso Instagram para aprender mais sobre recorrência e o mercado digital.

Assine o News Letter e fique por dentro de nossos novos conteúdos semanais.