Olá amigos pensadores de marketing digital, o artigo de hoje ficou um pouco grande mas vale a pena ser lido talvez você até se descubra nas descrições dos profissionais da equipe de marketing digital.
O objetivo principal de um consultor e sua equipe de marketing digital é: Ajudar a empresa a aumentar os lucros, diminuir custos e fidelizar clientes por meio da utilização eficiente da internet como ferramenta de negócios atuando como um facilitador para que a empresa atinja seus objetivos específicos.
Todo projeto de marketing digital necessita de uma equipe para que ele aconteça da melhor forma possível. Diferente do que alguns pensam o trabalho no ambiente digital não é responsabilidade somente do pessoal de TI, para desenvolver um projeto de marketing digital precisamos de uma equipe multidisciplinar.
A equipe de marketing digital como já disse deve ser multidisciplinar, ela deve abranger áreas como marketing, jornalismo, TI, design.
Para que qualquer ação de marketing digital tenha êxito é preciso haver conjunção de três fatores:
- Uma estratégia sólida, clara, bem comunicada, compartilhada e acordada entre todos na empresa;
- As ferramentas, como sites, softwares etc.;
- As pessoas que farão tudo isso funcionar. É justamente aí que os problemas costumam aparecer.
O ideal seria ter uma equipe de seis profissionais capazes de executar todo o projeto de marketing digital, porém em caso de falta de pessoal essa equipe pode ser uma equipe mínima de três profissionais internos (analista SEO, analista de métricas e analista de mídias sociais) e alguns terceirizados.
Como sabemos que nossa realidade muitas vezes não comporta nem a equipe mínima, na maioria das vezes nós temos uma pessoa “responsável pelo site” e o empresário que está vendo oportunidades na internet não sabe como aproveitá-las, então entra a figura do consultor de marketing digital que irá orienta-los, para assim direcionar as estratégias de marketing digital para essa equipe reduzidíssima.
Importante: Ter pelo menos um desses profissionais dentro da sua empresa.
Gerente de Marketing Digital
Esse profissional deve ser o centro das informações. Toda a estratégia marketing digital deve passar por ele. O gerente de marketing digital deve ter conhecimentos multidisciplinares em métricas, SEO, mídias sociais, comportamento do consumidor, e-mail marketing, comunicação viral, liderança de equipes, gerenciamento de projetos e alguma habilidade de negociação e controle de custos.
A primeira tarefa desse profissional deve ser conhecer o histórico da empresa, a assessoria de imprensa, a agência off-line, a agência online, a equipe de marketing, o que a empresa já fez em termos de marketing digital e principalmente o que ela colheu de resultados. O gerente de marketing digital é o responsável por toda a equipe remar para o mesmo lado. Fazer com que todos tenham a mesma meta, a mesma visão de futuro sobre o que a internet proporcionará à empresa e como chegar lá.
Analista de SEO
O analista de SEO deverá entender profundamente de otimização de sites para os buscadores. O analista de SEO deve ser um profissional que tenha uma boa desenvoltura para escrever. Boa parte das técnicas de SEO se concentra em texto. Na equipe mínima o analista de SEO cuida da campanha de links patrocinados também.
O analista de SEO deverá entregar para o gerente de marketing digital um relatório mensal do posicionamento do site ou dos sites nas várias palavras-chave que foram escolhidas na pesquisa de marketing digital.
Analista de mídias sociais
O analista de mídias sociais será o responsável por fazer com que as comunicações iniciadas pela empresa sejam propagadas pessoa a pessoa e que se tornem virais. O analista de mídias sociais também irá monitorar a marca na internet. O analista de mídias sociais terá a tarefa de trabalhar a marca nas mídias sociais. Na equipe mínima o analista de mídias sociais também cuidará da parte de e-mail marketing. O analista de mídias sociais dever ser um pesquisador nato de novos instrumentos de web 2.0 para seu trabalho.
Analista de métricas
Na internet tudo pode e deve ser medido. O analista de métricas será responsável por medir todos os resultados.
O analista de métricas deve saber muito bem mexer com Excell, Google Analytics, Google Webmaster Tools, ter um raciocínio profundamente analítico e gostar muito de números.
O analista de métricas deve acompanhar, desde os vídeos do Avinash Kaushik. Quanto mais conteúdo sobre análise de dados tiver, melhor desempenhará o seu trabalho. Livros, ele poderá ler Web Analítica: uma hora por dia, Web Analytcs 2.0 e Otimização da Página de Entrada, além da apostila sobre Google Analytics que o Google disponibiliza no que ele denomina de Universidade da Conversão.
Quanto mais conteúdo sobre análise de dados tiver, melhor desempenhará o seu trabalho.
Desenvolvedor Web
O desenvolvedor web, também chamado de programador, deverá ter domínio de SEO antes de tudo. Ser um bom programador é obrigação, porém se não tiver conhecimento sobre técnicas de otimização de sites, poderá por todo o trabalho do analista SEO a perder.
Prefira um desenvolvedor que domine PHP. O desenvolvedor deverá dominar algumas técnicas importantes como: fazer testes A / B ou multivariáveis, inserir códigos de mensuração customizados, tanto ferramentas já prontas quanto de ferramentas desenvolvidas pela própria empresa, manter o site no ar.
É papel do desenvolvedor transformar o que o marketing pensou em realidade.
Designer de interfaces e experiência do usuário
É um profissional que entende da interação do consumidor com a tela. Usabilidade fala de hábitos de navegação, o que o consumidor considera um botão clicável ou o que ele acha que é só um texto a ser contemplado, o que o consumidor pensa que é um link e para onde irá leva-lo. Antes de escolher a tecnologia a ser utilizada ou qual conteúdo deverá ser desenvolvido, deve-se pensar em quem vai consumi-lo. O designer além de tudo isso deve fazer um site bonito.
É interessante que o designer tenha uma boa interação com o analista de SEO e com o desenvolvedor. Será a junção dessas três competências desses três profissionais que fará que o site tenha encontrabilidade e usabilidade.
O designer deve se preocupar não só com a usabilidade e o layout, mas também com os elementos que a página deverá conter, principalmente com a ordem prioritária deles.
Concluindo
É importante que o gerente de marketing digital divida as tarefas para cada um da equipe e deve haver uma reunião pelo menos uma vez por mês para apresentar os resultados obtidos, as técnicas que deram certo e as que não deram, as próximas táticas a serão implementadas nos próximos 30 dias e outras decisões tomadas em conjunto para que o negócio ande de maneira planejada no período seguinte.
Lembre-se seu site é uma plataforma de negócios e quanto melhor for a equipe comprometida com o seu negócio melhores serão as chances de alcançar o sucesso.
Se quiser contratar algum desses profissionais deixe um comentário neste post, se desejar um consultor de marketing digital para te auxiliar pode falar comigo.