Olá amigos pensadores de marketing digital,
Vamos falar um pouco sobre o índice de qualidade do Google Adwords, um fator que gera muita dúvida, mas que é um dos mais importantes de serem observados em uma estratégia de links patrocinados do Google.
O índice de qualidade define se vamos ganhar dinheiro ou perder dinheiro.
Veja como funciona leilão do Google Adwords e como o Índice de Qualidade influencia em seu investimento.
O que é o índice de qualidade?
O índice de qualidade é um fator que mede relevância de cada palavra-chave. Importante ressaltar que um dos fatores que mais influencia o índice de qualidade é o CTR (taxa de cliques).
O CTR é a medida de quantidade de impressões dividida pela quantidade de cliques em um anúncio que foi chamado por uma palavra-chave.
Para melhorar a CTR você deve melhorar a taxa de cliques por impressões.
O índice de qualidade é um fator atribuído a cada uma das palavras-chave da sua campanha.
O índice de qualidade vai de 1 a 10, portanto, quanto mais alto melhor.
O índice de qualidade representa a relevância da palavra-chave.
Ele irá influenciar o posicionamento do anúncio e o custo por clique (CPC real).
O índice de qualidade é mais importante do que quanto você vai pagar. Ele é à base de tudo.
Dicas para melhorar o CTR e em consequência o Índice de Qualidade
Para ter um alto CTR e em consequência um alto índice de qualidade você precisa:
- Escolher bem as palavras-chave.
- Escrever bons textos de anúncios relacionados a essas palavras-chave.
- Mantenha suas palavras organizadas por grupos de anúncios.
- Busque palavras mais específicas possível.
Onde você vê o Índice de Qualidade?
Os fatores do Índice de Qualidade:
– O Histórico de CTRs de uma palavra-chave e o anúncio correspondente no Google;
– O Histórico da sua conta, que é medido pela CTR de todos os anúncios e as palavras-chave da sua conta;
– O Histórico de CTRs dos Urls de visualização do Grupo de anúncios;
– A qualidade da sua página de destino (landing page);
– A relevância da palavra-chave para os anúncios no seu Grupo de Anúncios;
– O desempenho da sua conta na região geográfica em que o anúncio será exibido;
– Outros fatores relevante como: taxa de rejeição, tempo de carregamento da sua página (se for pesada IQ diminui).
Peso desses fatores do Índice de Qualidade
CTR têm maior peso de 50% à 60%.
Relevância da palavra-chave para os anúncios no seu grupo de anúncios têm o peso maior depois do CTR.
Depois temos a página de pouso (Landing Page).
Veja também algumas dicas para montar seus anúncios no Google Adwords e torná-los mais relevantes.
Faça seu comentário e compartilhe essa postagem com seus amigos, ajude propagar o conhecimento.