Olá amigos pensadores de marketing digital.
Uma questão que intriga a muitos é: Onde devo anunciar, Google Adwords ou Facebook Ads? Qual é o melhor? Quais são suas diferenças?
As duas plataformas são soluções para aumentar visitas, vendas, construir marca e fidelizar clientes. Cada uma tem suas particularidades e podem ser usadas de diferentes formas.
Antes de tudo vamos ver como funciona cada uma dessas plataformas:
Google Adwords – Você divulga seus anúncios em duas redes, uma é a rede de pesquisa e a outra é a rede de display. Na rede de pesquisa que são os resultados de busca do próprio site Google, os anúncios são em formato de texto. Para definir o posicionamento dos anúncios é feito um leilão, veja como funciona o leilão do Google.
A rede de display é composta pelos sites que participam do programa de afiliados da Google, o Google Adsense que são milhares de sites na internet. Através da rede e display você pode fazer anúncios de diversos tamanhos e inclusive anúncios gráficos. Você pode também anunciar no You Tube com anúncios de vídeo, texto ou gráficos.
A segmentação dos resultados na rede de pesquisa são por meio de palavras-chave ou termos pesquisados. Já na rede de display os resultados são por tipos e segmentos de negócios, sempre relacionado as palavras que contém o site onde os anúncios são exibidos.
Facebook Ads – Você divulga seus anúncios em um formato padrão com foto, título e texto. Esses anúncios podem promover o seu site ou sua fã page. No caso da promoção da fã page você pode escolher três tipos de anúncios que são história patrocinada onde você exibe o anúncio para os amigos de quem já curtiu sua página, curtir opção de curtir sua página por diversas pessoas e post patrocinado é onde você irá promover uma postagem feita em sua página.
A segmentação o grande diferencial no Facebook. Você pode segmentar o seu público de forma muitas formas desde estado, cidade, sexo, idade até interesses pessoais, profissões e etc. Diferente das palavras-chave do Google Adwords, o Facebook Ads baseia seus anúncios em perfis e interesses locais. Veja dicas de como sua empresa pode ter sucesso no Facebook.
No Google Adwords e no Facebook Ads você controla quanto deseja pagar por meio de cliques (CPC) ou por CPM (custo por mil), ou seja, você só paga quando é clicado ou quando existem mil impressões do seu anúncio.
Qual é a melhor forma de anunciar?
Agora é a hora que todos esperam.
Depende! A resposta que todos odeiam…
Depende dos objetivos da sua marca, dos objetivos da sua campanha e do seu público alvo. Acredito que o Facebook por se tratar de uma rede de relacionamento possui uma força maior, quando são feitas campanhas focadas em engajamento com a marca, fidelização dos clientes.
Quando sua estratégia estiver focada em construir marca e se seu público-alvo estiver no Facebook ( o que não é tão difícil hoje com mais de 41 milhões de brasileiros conectados a esta rede social). É importante que o Facebook Ads seja trabalhado.
No caso do Google Adwords existe uma forma de impulsionar mais as vendas. A opção de construção de marca, está mais relacionada com a rede de display (sites afiliados).
Vejo o Google Adwords como uma excelente opção para impulsionar as vendas, o volume de acessos e cliques é infinitamente maior do que o do Facebook e por ser um acesso vindo por meio de pesquisa logo, quando bem direcionado consegue captar a intensão de compra do consumidor. É possível captar essa intensão no ato em que ela ocorre e quando se manifesta através de uma palavra-chave ou termo de pesquisa. O que podemos chamar de momento zero da verdade. Captada essa intenção a possibilidade de uma conversão (compra, contato, navegação) é muito maior.
Sendo claro e direto (minha opinião).
- Facebook Ads – Construir marcas, fidelizar clientes.
- Google Adwords – Impulsionar Vendas, foco em conversão.
Gostaria de saber a sua opinião. Escreve aí!