Em tempos de grandes mudanças e evoluções, a inovação é um fator determinante para o sucesso dos empreendimentos de nossa era. Se antes a qualidade era o fator principal hoje esse fator é a inovação.
Estamos abarrotados de produtos e serviços. Temos tantas opções que fica quase impossível escolher. Se você está lendo esse artigo eu me considero vitorioso, pois consegui que você parasse alguns minutos de seus milhares de afazeres e opções e prestasse sua preciosa atenção neste texto. Espero não decepcioná-lo.
De forma bem rápida vou compartilhar algo que tem mudado meu modo de pensar negócios.
Há algum tempo fiz um curso que abriu minha mente para essa metodologia e quero começar a compartilhar algo que acredito que vai render diversos outros artigos.
Vamos começar com algumas definições;
O que é um modelo de negócios?
“Um modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.”
Alexander Osterwalder
Ou seja um modelo de negócios pode ser visto como um mapa onde seu negócio poderá ser visualizado de uma forma macro e neste mapa você irá identificar as possibilidades de resolver um problema para um determinado segmento de clientes, com isso você identificará as formas de ganhar dinheiro com essa solução e identificará toda a estrutura necessária para que isso aconteça.
O que é inovação?
Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos. Fonte: Wikipedia
Partindo do princípio que para inovar nós não necessariamente temos de fazer algo totalmente novo. Esse camarada chamado Alexander Osterwalder desenvolveu uma metodologia que tem ampliado as possibilidades de inovação dentro e através do modelo de negócios. Onde você pode inovar em partes desse processo, ou seja, melhorar em cada um desses pedaços e melhorando, você automaticamente estará inovando.
Para isso ele desenvolveu um quadro (Canvas) onde podemos visualizar através de 9 blocos cada parte do modelo de negócios de um projeto seja ele empresarial, filantrópico, público ou o que você quiser…
Veja os 9 Blocos do Business Model Generation de forma resumida:
- Segmento de Clientes: Uma organização serve a um ou diversos segmentos de clientes.
- Proposta de Valor: Busca resolver os problemas do cliente e satisfazer suas necessidades, com propostas de valor.
- Canais: As propostas de valor são levadas aos clientes por canais de comunicação, distribuição e vendas.
- Relacionamento com Clientes: O relacionamento com clientes é estabelecido e mantido com cada segmento de clientes.
- Fontes de Receita: As fontes de receita resultam de propostas de valor oferecidas com sucesso aos clientes.
- Recursos Principais: Os recursos principais ou chave são os elementos exigidos para fazer o modelo de negócios funcionar.
- Atividades Chave: Descreve as ações mais importantes que você deve realizar para fazer o modelo de negócios funcionar.
- Parcerias Principais: Descreve os fornecedores ou parceiros terceirizados e alguns recursos que são adquiridos fora da empresa.
- Estrutura de custo: Os elementos do Modelo de Negócios resultam na estrutura de custo.
Para ficar mais claro veja um exemplo do modelo de negócios do Ipod um dos exemplos apresentados no livro Business Model Generation do Alexander Osterwalder. Um outro modelo de negócios que pode lhe interessar é o modelo de negócios dos links patrocinados.
Você pode baixar o Canvas de Modelo de Negócios gratuitamente:
http://www.slideshare.net/phmquintanilha/canvas-do-modelo-de-negocios